keywords'/> canonical'/> Satirizando Sergipe

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CIDADANIA TEM QUE SER PLENA

O maior escândalo da atualidade, ainda não foi fruto de qualquer reportagem.
Os meios de comunicação no Brasil, estão recheados de denúncias diárias sobre intrigantes casos de corrupção, com desvios de altas somas dos cofres públicos e quase sempre patrocinado e praticado por autoridades que são pagas e muito bem pagas, para administrar o dinheiro da população.

São políticos de todas as esferas, e se os Tribunais de Contas e o Poder Judiciário cumprissem fielmente suas obrigações, certamente não teríamos cadeias para acomodar esse volumoso contingente de autoridades, que investidas em cargos e funções relevantes, desconsideram os altos salários e as regalias que possuem, tipo carro de luxo com combustível para uso inclusive pessoal, celular sem conta no final do mês, bom plano de saúde, viagens e hospedagens sem despesa, e em alguns casos uma imoralidade denominada “auxílio moradia”, que extrapola a casa dos 4 mil reais, mesmo o beneficiado morando cerca de 2 km do local de trabalho. Tudo isso pago pelos combalidos cofres públicos, que sempre estão vazios, quando o assunto é reajuste de servidores assalariados.

Embora a portentosa remuneração indique uma desnecessidade de praticarem atos de corrupção, a verdade é que eles se envolvem naturalmente com desvios de verbas, nepotismo, tráfico de influência e etc.

No entanto, nenhum dos escândalos até agora denunciados é tão grave quanto o escandaloso fato de que a sociedade começou a se habituar com os escândalos. Nada mais triste do que ver uma sociedade perdendo o seu sentimento de indignação.

Não protestam por convicção natural, protestam apenas quando alguns movimentos os induzem a ir às ruas, e mesmo assim, muitos vão sem nem saber o real objetivo do protesto. Em junho de 2013 o Brasil clamou por reformas, estamos nos aproximando de junho de 2015 e nada foi feito para atender esse clamor.

Tentaram fortalecer o movimento criando o seguinte slogan: “NÃO É PELOS 0,20 CENTAVOS”, mas o Bob foi mais esperto e jogou os “Blacks Bloc” nas ruas, para inibir os protestos pacíficos da sociedade civil.

Hoje temos certeza que uma parte das pessoas que estavam nas ruas, estavam brigando exatamente pelos 0,20 centavos, até porque não possuíam discernimento político suficiente para brigarem por algo diferente disso.

Não temos formação de cidadania, pois uma postagem que circula nas redes sociais define muito bem o espírito do brasileiro atualmente. Vejamos o que diz seu conteúdo:
“QUE PAÍS É ESSE QUE JUNTA MILHÕES DE PESSOAS NUMA MARCHA GAY, OUTROS MILHÕES NUMA MARCHA EVANGÉLICA, MUITAS CENTENAS NUMA MARCHA A FAVOR DA MACONHA, MAS NÃO SE MOBILIZA CONTRA A CORRUPÇÃO?” Juan Arias – correspondente no Brasil do jornal espanhol EL PAÌS.

Infelizmente é essa a nossa realidade, e como se não bastassem os escândalos, temos que conviver com: Os impostos mais caros do mundo; Os juros mais caros do mundo; Os pedágios mais caros do mundo; Os carros mais caros do mundo; O combustível mais caro do mundo; A energia mais cara do mundo.

No programa eleitoral, Dilma denunciava que se Aécio ganhasse a eleição, o PSDB subiria os juros, aumentaria os impostos e cortaria direitos trabalhistas. Após a eleição ela fez tudo isso sem sequer pestanejar. E é exatamente a falta da prática da cidadania, que nos obriga a assistir a manipulação da massa, objetivando impedir que o nosso desejo de protestar de forma veemente seja silenciado.

Aqui mesmo em Aracaju, temos assistido a manipulação de um movimento denominado “Não Pago”, que junta um monte "guris" e "gurias", teleguiados para atacar somente o aumento das passagens do transporte coletivo, numa ação mais direcionada a desgastar a administração do prefeito João Alves.

Esses meninos e meninas são destemidos, mas parecem descer pro playground quando o assunto envolve escândalo da subvenção, aumento de IPTU, gastos públicos desenfreados, abandono de bairros e praças, sistema de saúde sem funcionamento pleno, obras inacabadas e etc.

O certo mesmo é que o povo perde rápido o incentivo pelas lutas, e tidos como "representantes do povo", estão hoje muito mais preocupados em ser governo, e de alguma forma se locupletar.

Não tem cabimento que condenemos os mensalões e petrolões com campanhas massificadas na mídia, e no dia seguinte, seja veiculado um vídeo mostrando um vereador comprando o voto de um colega para a eleição de presidente de uma Câmara Municipal, e essa mesma sociedade, seja incapaz de esboçar um suspiro sequer. Minha gente, isso é um ato de corrupção tão grave quanto os atos que estão sendo denunciados pela mídia nacional.

E o mais estarrecedor, é o silêncio ensurdecedor dos órgãos que deveriam se pronunciar imediatamente.

Precisamos é de cidadania, mas cidadania plena.

SUBVENÇÃO
O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, defende a manutenção das subvenções. E que sejam processadas de forma segura e transparente pra que ninguém fique vulnerável.
Antes porém, seria de bom alvitre que Bispo informasse à sociedade, onde estava a insegurança anteriormente e porque não foram cumpridos os requisitos de transparência exigidos pela legislação vigente. Isso é importante para que saibamos, se essa vulnerabilidade não continuará existindo.

ENCONTRO
Um influente advogado sergipano defende que o encontro que estão divulgando entre os deputados e o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Mendonça, para tratar sobre a questão das subvenções, soa tão mal quanto o do ministro Cardoso com advogados das empreiteiras envolvidas na operação Lava-jato.
Lá em Brasília a oposição questionou o comportamento do ministro e aqui na Alese quem questionará?

SAMBA DO CRIOULO DOIDO
Ao mesmo tempo que o deputado federal André Moura propaga o nome do deputado estadual Samuel como um dos nomes à disposição do PSC para ser candidato à prefeito de Aracaju, Samuel defende que a oposição saia unida em torno de um único nome, ou seja defende o apoio à reeleição de João Alves.

Há quem imagine que Moura sabe da dificuldade que será enfrentar um candidato do governador à prefeitura de Aracaju em 2016, ainda mais quando esse governador responde pelo nome de Jackson Barreto, por isso André tenta queimar na eleição municipal o nome de Eduardo Amorim, para que em 2018, o candidato seja ele. Ele mesmo André Moura, atendendo assim, um desejo antigo do ex-conselheiro Reinaldo Moura. 

ENGANO
Quem estiver pensando em atrair Eliane Aquino para usá-la como vice no pleito de 2016, estará apenas perdendo tempo. No próximo pleito municipal, Aquino não terá projeto político pessoal, o projeto dela será o mesmo do governador Jackson Barreto. Vai quebrar a cara quem imaginar que será diferente.

CANINDÉ
O prefeito Heleno Silva divulga que a justiça causou ao município de Canindé do são Francisco um prejuízo da ordem de 2 milhões de reais para a população. A expectativa agora, principalmente do judiciário sergipano é saber quando é que Heleno vai revelar o prejuízo que ele, e alguns auxiliares dele, já causaram ao município e à população.
Será que a estrutura da Prefeitura de Canindé foi utilizada de alguma forma na campanha eleitoral de 2014?

Confira matéria com foto em nossa Fan Page. http://migre.me/oH5b4

Nenhum comentário:

Postar um comentário